Blog Equipe Turbo

Saiba como criar uma Política de Segurança Digital para o seu negócio

Uma política de Segurança Digital descreve claramente como seu time deve proteger os dados de sua empresa das ameaças on line, bem como as regras e controles para que o dia a dia on line do seu time seja bem seguro. A política deve informar aos usuários de internet suas responsabilidades para proteger os dados e informações de seus negócios. Alguns dos problemas que a política deve cobrir são:

Quais tipos de informações comercial podem ser compartilhada?

Qual o uso aceitável de dispositivos e materiais on-line?

Qual melhor prática de manuseio e armazenamento de material adquirido on line?

As empresas que não possuem uma política de segurança digital podem estar deixando as portas abertas a ataques, claro que devendo sempre manter um bom Firewall de proteção de rede e um time capacitado para esta operação.

Listamos então algumas dicas rápidas sobre o que incluir em suas políticas de segurança digital e deixar seu time ciente para apoiar esta causa. Pense em mantê-lo junto as regras gerais da empresa e sempre atualize ou encaminhe pequenas informações ao time para mantê-los sempre atualizados nesta boa pratica digital. Uma política de segurança Digital deve incluir diretrizes sobre:

-Requisitos de senha - Como armazenar senhas corretamente e com que frequência atualizá-las; A importância de ter senhas exclusivas para diferentes logins.

-Padrões de e-mail - quando é apropriado compartilhar seu endereço de e-mail professional; Não utiliza-lo para fins pessoais; Apenas abrir anexos de e-mail de contatos e empresas confiáveis; Bloquei e-mails indesejados, spam e scam; Nunca abra e sempre exclua e-mails com aparência suspeita;

-Manipulação de dados confidenciais - Armazene arquivos importantes de sua empresa em servidores on line e proteja-os através de backups; Times com dados importantes devem sempre salva-los em locais seguros; Nunca utilize guardar documentos e arquivos em sua área de trabalho.

-Bloqueando computadores e dispositivos – Sempre desligar fisicamente os computadores e dispositivos móveis quando não estiverem em uso ou bloqueie o usuário de seu computador ao se ausentar do posto de trabalho;

-Manuseio de dispositivos removíveis – Para uma maior segurança, bloqueie o time a usar dispositivos moveis, pois os mesmos poderão conter vírus;

-Manuseio de equipamentos fora do ambiente de trabalho – Sempre que o profissional estiver fora do escritório, utilizando os equipamentos da empresa, indique como deverá armazenar os dispositivos quando não estão em uso; Como relatar um roubo ou perda de um dispositivo de trabalho; Solicite que entregue ao time de TI da sua empresa para um monitoramento e atualização mensal.

-Padrões de acesso a redes sociais e acesso à Internet –Muito importante este documento conter diretrizes sobre as quais os sites e redes sociais são apropriados para acessar durante o horário de trabalho. Muitas empresas mantem em alguns horarios a internet/rede interna liberada para acesso e em seguida, bloqueiam. Esta ação deve ser informada neste documento de regras.

-Gerenciamento de incidentes - Como responder a um incidente digital? Quais ações devem ser tomadas no momento que se descobre um furto ou um ataque?

Uma política Digital bem escrita, norteará as regras da sua empresa e seu time corporativo saberá como utilizar a internet de forma benéfica, gerando maior segurança dos dados e de sua rede.

 

A Net Turbo Telecom apoia os gestores de TI para criação destas políticas, visando assim, um estrutura digital robusta, segura e com uma melhor performance de trabalho!

Conheça-nos. Queremos ser parceiros do seu negócio.